Monday, August 18, 2008

ECLESIOLOGIA

1 -A PALAVRA GREGA " EKKLESIA" SIGNIFICA "uma assembleia de chamados para fora". REFERINDO-SE A TODOS OS REMIDOS (HEBREUS 12.22;23), AOS CRENTES QUE ESTÃO NA TERRA (ATOS 16.5), AOS CRISTÃOS DE UMA CIDADE ( ATOS 11.22;13.1) E A UM AJUNTAM,ENTO DE CRENTES ( I COR 14.19). TODAVIA NAO APARECE NENHUMA VEZ NA BÍBLIA O TERMO "igreja" REFERINDO-SE A UM PRÉDIO ONDE OS CRISTÃOS SE REUNEM. OUTRO ERRO DOS NOSSOS DIAS É CHAMAR "igreja" A UMA ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA.

DEVEMOS CHAMAR O LOCAL DE REUNIÃO CONFORME A ESTRUTURA DE PRÉDIO. ASSIM SENDO, SE O LOCAL DE REUNIÃO É UM SALÃO SIMPLES COM ESTE DE LOJA, ENTÃO DEVE SER CHAMADO DE "salão de reuniões" . SE PORÉM O LOCAL DE REUNIÕES É UMA CASA DEVE SER CHAMADO DE " grupo familiar" . SE AS REUNIÕES SÃO REALIZADAS EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES, CHAMAMOS DE "núcleo estudantil evangelísitco". SE AS REUNIÕES SÃO REALIZADAS EM EDIFICIOS PROJETADOS PODEM SER CHAMADOS DE CENTRAL DE REUNIÕES. MAS DEVEMOS SEMPRE TER EM CONTA QUE IGREJA SÃO AS PESSOAS E NÃO OS PRÉDIOS

IGREJA TAMBÉM TRANSCEDE A ORGANIZAÇÕES CRISTÃS. ASSIM AS DIVISÕES DO CRISTIANISMO CUJAS DOUTRINAS SÃO ERRADAS DEVEM SER CHAMADAS SEITAS ( EX.: TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, MÓRMONS). QUANTO AO BUDISMO, ISLAMISMO, XINTOISMO DEVEM SER CHAMADOS DE RELIGIÕES.

O CATOLICISMO, A ORTODOXA GREGA E O PROTESTANTISMO LIBERAL DEVEM SER CHAMADOS DE RELIGIÕES CRISTÃS, POIS SÃO DERIVADOS DO ENSINO DE CRISTO

QUANTO AS ORGANIZAÇÕES QUE ESTÃO MAIS PRÓXIMAS DOS ENSINOS DO SALVADOR DEVEM SER CHAMADAS PELO NOME DE DENOMINAÇÕES EVANGÉLICAS

POR ISSO DIZEMOS DENOMINAÇÃO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS, DENOMINAÇÃO BATISTA, DENOMINAÇÃO DO EVANGELHO QUADRANGULAR, DENOMINAÇAÕ METODISTA WESLEYANA E ETC...

USANDO ESTES TERMOS NÃO TEMOS PRETENÇÃO DE SER DOGMÁTICOS, SÓ ESTAMOS TENTANDO DAR MAIS SIGNIFICADO A PALAVRA " IGREJA" QUE É O POVO DE DEUS

AS PALAVRAS QUE A BÍBLIA EMPREGA PARA DESCREVER OS SERVOS DE DEUS SÃO:

IRMÃOS
( I JOÃO 4.21) FORMAMOS UMA FRATERNIDADE, ONDE UM BUSCA AJUDAR O OUTRO

ELEITOS
(I PEDRO 1.2) DEUS NOS ELEGEU PARA UM DESTINO GLORIOSO

CRENTES
( GÁLATAS 3.9) DEVIDO AO CENTRO DE SUA CRENÇA SER JESUS CRISTO

OS DO CAMINHO
(ATOS 9.2 BLH) TERMO DADO POR CAUSA DA MANEIRA ESPECIAL COMO VIVIAM

CRISTÃOS
( I PEDRO 4.16) CRISTO É O CENTRO DO CRISTIANISMO E OS SEGUIDORES SÃO CRISTÃOS

DISCÍPULOS
(ATOS 4.16) SIGNIFICA QUE SOMOS APRENDIZES DE CRISTO

SANTOS
( I COR 1.2) CADA CRENTE É UM SANTO, ISTO NÃO QUER DIZER QUE ELE É PERFEITO, MAS QUE É SANTIFICADO POR CRISTO

A IGREJA TAMBÉM É REPRESENTADA POR TRÊS SÍMBOLOS QUE SERVEM PARA IDENTIFICVAR SUA RELAÇÃO COM CRISTO

TEMPLO
( I PEDRO 2.5-6; EFESIOS 2.21-22; I COR 3.16-17) COMO TEMPLO CADA CRISTÃO PODE TER CONFIANÇA QUE DEUS ESTA PRÓXIMO, ALIÁS, ESTA DENTRO DE NÓS( JOÃO 14.23)

CORPO DE CRISTO
( I COR 12.12-27; ROM 12.5; EFESIOS 1.22-23; 4.12;5.23,29,30) A IGREJA É O CORPO MÍSTICO DE CRISTO, ELE ESTA NA TERRA E MOVE-SE E AGE POR MEIO DO SEU "CORPO", A IGREJA.

A NOIVA DE CRISTO
( I I COR 11.2; EFESIOS 5.25-27; APOC 19.7; 22.17) SERVE PARA ILUSTRAR A UNIÃO E COMUNHÃO DE DEUS COM O SEU POVO.

I - FUNDAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO

A IGREJA FOI FUNDADA OFICIALMENTE NO DIA DE PENTECOSTES ( ATOS 2.1-4), MAS PASSANDO A EXISTIR A PARTIR DO MOMENTO DA MORTE DE CRISTO, POIS A IGREJA FOI UNGIDA PELO ESPÍRITO SANTO. O PRIMEIRO POVO DE DEUS FOI ISRAEL ( ATOS 7.38), MAS COMO ELES NEGARAM O CRISTO ( JOÃO 1.11) ENTÃO FOI FORMADA A IGREJA DE CRISTO ( MATEUS 16.18)

2 - A OBRA DA IGREJA

QUATRO SÃO AS OBRAS PRINCIPAIS DA IGREJA.

A-PREGAR A SALVAÇÃO
UM DOS MAIORES MANDAMENTOS E A MAIOR PROVA DE AMOR AO PRÓXIMO É A PREGAÇÃO DO EVANGELHO ( MATEUS 28.1920; II TIMOTEO 4.2, MARCOS 16.15; LUCAS 24.47; JOÃO 20.21; ATOS 1.8;5.42)

B - CRIAR UMA FRATERNIDADE
UM POVO SÓ É PODEROSO SE FOR UNIDO ( ECLESIASTES 4.9-12). A IGREJA PRIMITIVA POROVOU ISSO QUANDO SOFREU PERSEGUIÇÕES DO IMPERIO ROMANO E EM TRÊS SÉCULOS ELA JÁ ESTAVA INFILTRADA EM TODO O IMPERIO. O CRISTÃO TEM O DEVER DE AJUDAR ECONOMICAMENTE, MORALMENTE E DE QUALQUER OUTRA FORMA O SEU IRMÃO NA FÉ (JOÃO 15.17: I TESS 4.9; I JOÃO 2.9-11; TIAGO 2.15-16)

C -PROVER MEIO DE ADORAÇÃO
OS MEMBROS DA IGREJA DEVEM ALGUMAS VEZES POR SEMANA SE REUNIR PARA CULTUAR A DEUS E ADORÁ-LO ( ATOS 1.15-;2.46;4.31).

D -SUSTENTAR UMA NORMA DE CONDUTA MORAL
A IGREJA DEVE EXORTAR UM AO OUTRO PARA MANTER UM COMPORTAMENTO DESCENTE E UMA MORALIDADE ELEVADA ( HEBREUS 3.12-19; 10.24-26; I CORINTIOS 5.11-13).

3 - AS ORDENANÇAS DA IGREJA

A RELIGIÃO DE DEUS NÃO É RITUALISTA, NÃO HAVENDO UMA ORDEM DE ADORAÇ~~AO DOGMÁTICA E INFLEXÍVEL, PORÉM, EXISTEM DUAS CERIMÔNIAS QUE SÃO ESSENCIAIS:
O BATISMO E A CEIA.

A -BATISMO

O MODO CORRETO DE CELEBRAR O BATISMO É IMERGINDO A PESSOA EM ÁGUA. A PRÓPRIA PALAVRA " batizar" SIGNIFICA: "mergulhar e imergir.

A FÓRMULA DO BATISMO FOI ENSINADA PELO SENHOR JESUS CRISTO, TEM DE SER:" Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." ( MATEUS 28.19)

A AUTORIDADE PARA CELEBRAR O BATISMO É EM NOME DE JESUS ( ÃTOS 2.38; 10.48; 19.5)

QUANTO A EFICÁCIA, O BATISMO NÃO SALVA, AS PESSOAS SÃO BATIZADAS, PORQUE JÁ SÃO SALVAS.

O BATISMO TEM TRÊS SIGNIFICADOS:

a - SALVAÇÃO
QUANDO A PESSOA MERGULHA REPRESENTA A MORTE DE CRISTO, E QUANDO A PESSOA SAI DA ÁGUA REPRESENTA A RESSURREIÇÃO DE CRISTO.

b - EXPERIÊNCIA
QUANDO A PESSOA MERGULHA, SIGNIFICA QUE ELA MORREU PARA O PECADO E QUANDO SAI DA ÁGUA SIGNIFICA QUE ELA NASCEU PARA UMA NOVA VIDA.

c - REGENERAÇÃO
SIGNIFICA QUE A PESSOA JÁ ESTA LAVADA DOS SEUS PECADOS.

B - A CEIA DO SENHOR

A CEIA FOI A SEGUNDA ORDENAÇÃO QUE CRISTO DEU A IGREJA. A PRIMEIRA CEIA FOI AO MESMO TEMPO A ÚLTIMA PÁSCOA JUDAICA ( MATEUS 26.17-30). A CEIA TEM TRÊS CARACTERISTICAS:

a - A CEIA É UMA COMEMORAÇÃO -
JESUS DISSE QUE DEVERIAMOS CELEBRAR A CEIA EM MEMÓRIA DELE ( LUCAS 22.19)

b - A CEIA É SIMBÓLICA
O PÃO LEMBRA A ENCARNAÇÃO DE CRISTO ( JOÃO 1.14; 6.33) E QUE SEU CORPO LEVOU AS NOSSAS ENFERMIDADES ( ISAIAS 53.4). O VINHO SIGNIFICA A EXPIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS ( I PEDRO 1.18-19)

c - A CEIA IMPLICA RESPONSABILIDADE
É NECESSÁRIO QUE AQUELE QUE VAI PARTICIPAR DA CEIA ESTEJA VIVENDO EM UMA CONDUTA MORAL DESCENTE ( I CORINTIOS 11.20-34)

4 - AS REUNIÕES DA IGREJA

A IGREJA DEVE PROMOVER REUNIÕES ONDE OS SERVOS DE DEUS POSSAM ADORAR A DEUS.

EIS AS REUNIÕES QUE CADA IGREJA RELATIVA:

A - VIGILIA, REUNIÃO DURANTE A MADRUGADA COM ÊNFASE NA ORAÇÃO ( II COR
6.5;11.27)

B -CEIA DO SENHOR - CELEBRAÇÃO PERIÓDICA DA MORTE DE CRISTO (JUDAS 12; I CORINTIOS 11.26)

C -REUNIÃO DE ORAÇÃO - OS CRISTÃOS SE REUNEM COM A FINALIDADE DE INTERCEDER ( ATOS 1.13-14; 12.5,12)

D - GRUPO FAMILIAR, CULTOS REALIZADO EM RESIDÊNCIAS ( FILEMON 2; MATEUS 12.46-50)

E -REUNIÃO PÚBLICA, CULTO COM TOM EVANGELÍSTICO (ATOS 20.20; I CORINTIOS 14.24)

F - REUNIÃO DE MEMBROS, CULTO PARA ENSINAMENTO E EXORTAÇÃO AOS CRISTÃOS ( MATEUS 18.15-20; ATOS 2.1)

G - REUNIÃO DE LIBERTAÇÃO, ENFASE A CURAS, MILAGRES E LIBERTAÇÃO DEMONÍACA ( MATEUS 8.16; ATOS 5.32)

H - NÚCLEO ESTUDANTIL EVANGELÍSTICO, REUNIÃO EM ESCOLAS, FACULDADES E CURSINHOS (ATOS 19.9).

5 -A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

ATÉ OS DIAS DE PENTECOSTE A IGREJA PRIMITIVA NÃO TINHA NENHUMA ORGANIZAÇÃO, MAS COM O PASSAR DO TEMPO SURGIU A NECESSIDADE DE COLOCAR ALGUNS SOBRE CERTAS RESPONSABILIDADES. ASSIM SURGIU O DIACONATO ( ATOS 6.1-6).

A -OS OFÍCIOS DA IGREJA :

a - DIÁCONOS -

SÃO OS OBREIROS AJUDANTES DOS PRESBÍTEROS. SUA TAREFA PRINCIPAL É CUIDAR DAS COISAS MATERIAIS DA CONGREGAÇÃO. PODENDO SER ORDENADO DE AMBOS OS SEXOS ( I TIMÓTEO 3.8-13; FIL 1.1). EM ROMANOS 16.1 E FIL 4.3 MOSTRA CLARAMENTE QUE AS MULHERES TAMBÉM TINHAM TAREFAS NAS CONGREGAÇÕES


b -PRESBÍTEROS

PODEMOS DIZER QUE HÁ TRÊS TIPOS DE PRESBÍTEROS:


001 - AQUELES QUE SUPERVISONAM VÁRIAS CONGREGAÇÕES ( TITO 1.5; ATOS 14.23)


002 - AQUELES QUE PRESIDEM UMA CONGREGAÇÃO. UMA CONGREGAÇÃO COM 500 MEMBROS DEVE TER CERCA DE 8 PRESBÍTEROS ( I TIMOTEO 4.14; ATOS 20.17; FIL 1.1).


003 -O TERCEIRO TIPO DE PRESBÍTERO É O QUE SERVE COMO PORTA-VOZ DO PRESBITÉRIO E QUE PRESIDE AS REUNIÕES DO CORPO MINISTERIAL.


B - MINISTÉRIOS


CADA CRENTE INDIVIDUALMENTE POSSUI UM DOS 5 MINISTÉRIOS OU ATÉ MAIS DE UM ( EFESIOS 4.11).


a - APÓSTOLOS

SÃO AQUELES QUE INICIAM UMA CONGREGAÇÃO ( I CORINTIOS 9.2; ATOS 14.14)


b - PROFETAS

SÃO AQUELES QUE TRAZEM MENSAGENS ESPECIAIS DE DEUS ( ATOS 21.8-10)


c -EVANGELISTAS

SÃO AQUELES HOMENS QUE REALIZAM REUNIÕES CALOROSAS E PREGAM COM GRANDE ELOQUÊNCIA COM DEMONSTRAÇÃO DE PODER ( ATOS 8.5-8; 21.8)


d - PASTORES

SÃO OS HOMENS COLOCADOS POR DEUS PARA GOVERNAR UMA CONGREGAÇÃO ( HEBREUS 13.7,17: JEREMIAS 3.15)


e - DOUTORES(ENSINADORES)

SÃO AQUELES QUE POSSUEM GRANDE CONHECIMENTO DAS ESCRITURAS SAGRADAS E SERVEM NA IGREJA COMO ESPECIALISTAS EM DETERMINADOS ASSUNTOS ( LUCAS 2.46: I TIMOTEO 1.7)

SIMBOLISMOS DOS MINSTÉRIOS:

POLEGAR : O APOSTOLO OU MISSIONÁRIO É O HOMEM RESISTENTE, SEM ELE OS OUTROS QUATRO FICAM SEM AÇÃO. REPRESENTADO PELO DEDO POLEGAR - RELACIONADO COM O TEMPERAMENTO COLÉRICO

INDICADOR: O PROFETA É REPRESENTADO PELO DEDO INDICADOR. ELE É O "dedo duro" MOSTRA OS DEFEITOS E EXERCE INFLUÊNCIA ESPIRITUAL MUITO FORTE

MEDIANO: O EVANGELISTA É O DEDO DO MEIO, REALIZA CAMPANHAS EVANGELÍSTICAS E ESTÁ SEMPRE NO MEIO DOS AVIVAMENTOS, SUAS MENSAGENS TOCAM MAIS FUNDO NO PECADOR - RELACIONADO COM O TEMPERAMENTO SANGUÍNEO

ANULAR : O PASTOR É O '"dedo auxiliar" , SUA FUNÇÃO É AUXILIAR E TODOS OS MOVIMENTOS DA IGREJA - RELACIONADO AO TEMPERAMENTO FLEUMÁTICO

MÍNIMO - O ENSINADOR É REPRESENTADO PELO DEDO MENOR DA MÃO, MAS É MUITO ÚTIL QUANDO SE TEM UM SUJEIRINHA NO OUVIDO E PRECISA LIMPÁ-LO. ESTA AO LADO DO PASTOR PARA AJUDA-LO - RELACIONADO AO TEMPERAMENTO MELANCÓLICO

1 comment:

  1. Parabêns pelo blog. O assunto sobre eklessia foi bem desenvolvido e tem expressividade bíblica e teológica.
    Acesse meu blog. www.vivendoteologia.blogspot.com

    ReplyDelete